Procura os assuntos que queres estudar na barra lateral do blog
Por ana | Sábado, 28 Março , 2009, 13:10

 

Visita a Roma Antiga

 


Sem ser necessário saír de casa podemos fazer uma visita a Roma e observar de perto, até de dentro, os seus monumentos. Precisamos ter um computador ligado à internet e o Google Earth instalado. Depois basta clicar nesta imagem do Coliseu de Roma e deixarmo-nos ir...
 

O forum de Bracara Augusta

 

 

video

 

 

Roma e a monarquia

 
Roma foi uma monarquia desde a sua fundação por Rómulo (em 753 a.C., segundo a lenda). Em data incerta, porém, o território romano foi invadido pelos etruscos, povo vizinho, cuja civilização era notável para o tempo, mas cujos reis exerceram uma verdadeira tirania sobre os Romanos que sempre os consideraram estrangeiros, durante os cerca de 100 anos que durou o seu domínio. Sobre o último desses reis podes ler o texto que se segue, baseado nas palavras de Tito Lívio, importante historiador romano do séc. I a.C.
 
Tarquínio (1), o Soberbo, segundo Tito Lívio
 
“O filho de Tarquínio, o Velho, casara-se com a ambiciosa Túlia, filha de Sérvio Túlio. Impaciente por suceder a Sérvio, [Tarquínio] procurou rodear-se de senadores (2), seduzindo uns e comprando outros. Quando o momento lhe pareceu propício, correu ao fórum (3) com os seus guarda-costas, entrou na Cúria (2), sentou-se no trono real e ordenou que se convocassem os senadores que acorreram, temerosos. Quando Sérvio chegou, furioso, Tarquínio agarrou-o e atirou-o pela escada abaixo e depois mandou os seus guardas assassinarem-no. Para cúmulo dos horrores, Túlia, que chegava de carro, saudou primeiro o seu marido com o título de rei e depois, encontrando no caminho o corpo de seu pai, esmagou-o com o carro, salpicando-se com o seu sangue. Por causa disso, a rua ficou a chamar-se Via Celerada.
 
Foi assim que começou o reinado de Tarquínio, o jovem. Chegado ao trono pela violência, governou pelo medo. Recusou-se sempre a consultar o Senado (1) ou o povo para administrar o Estado, para declarar a guerra ou decidir a paz e assinar tratados. Chamando a si o papel de juiz, mandou exilar ou matar muitas pessoas que lhe desagradavam ou às quais queria confiscar a fortuna. Roma, aterrorizada, chamava-lhe, secretamente, o Soberbo, quer dizer, o orgulhoso.”
 (Versão livre minha)
 
 
(1) Tarquínio, o Soberbo, foi o último rei de Roma. Os seus antecessores foram: Tarquínio, o Velho (seu pai) e Sérvio Túlio (seu sogro). O filho de Tarquínio, o Soberbo, depois de ter brutalizado a esposa de um oficial que estava em campanha, teve de fugir perante a cólera do povo de Roma. A revolta dos romanos estendeu-se ao próprio rei a quem expulsou, instalando a república. Isto aconteceu no ano de 509 a.C.
 
(2) Senadores são os membros do Senado que é uma assembleia constituída por antigos magistrados. Os senadores eram, por isso, pessoas mais velhas e sensatas e a sua opinião era sempre tida em conta. O Senado reunia-se num edifício próximo do forum, chamado a Cúria. Os senadores davam a sua opinião depois de o presidente lhes passar a palavra e falavam do seu lugar. Depois votava-se. A decisão do Senado (ou melhor, o conselho) era o senatus-consultae.
 
(3) O Forum era um local de comércio mas, acima de tudo, era o centro da vida política e religiosa. Lá estavam os principais espaços ou edifícios políticos, mas também importantes templos e tribunais (basílica), como podes constatar, observando a planta que se segue. Nota: na basílica, além de julgamentos, fazia-se comércio e realizavam-se reuniões políticas
 
  
                                           Forum romano. É o forum mais antigo e a sua área terá sido delimitada pelo próprio RómuloPara que a observação seja completa é preciso dizer que o Comiticum era um espaço de reunião dos Comícios que eram assembleias populares de grande importância, sobretudo durante a República. A Cloaca máxima era, como o nome indica, a principal via de escoamento dos esgotos de Roma, em direcção ao rio Tibre. Curiosamente, os romanos devem-na aos reis etruscos.
 
Depois de expulsarem o último rei, os romanos nunca mais quiseram ouvir falar em monarquia. Alguém é capaz de dizer porquê? Todas as explicações são bem-vindas à caixa de comentários!
 
 

Chegada dos romanos ao Noroeste da Península Ibérica

 

 

video

Organização administrativa

video

1.º Contacto

 

Fundação de Bracara Augusta

 

 

video

Bracara Augusta I
Bracara Augusta II

 

Assuntos do blog:

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 

  

ESCREVE-ME

POR MAIL...

 

OU ENTÃO

Deixa recadinho...

clica na caixa em cima


 


 
        Mais  Disciplinas que fiz

   

 

 

 

 


 

Free Blog Content


 

 

 

 

 

Editorial nº13

 

 

Castelos do Mundo

 

 links úteis...

Hospitais Públicos
Centros de saúde
Escolas Públicas
Associações
Farmácias Serviço
Bibliotecas
Museus
Parques e Jardins
Parques Zoológicos
Legislação
Segurança Infantil
Emergências
Crianças
    Desaparecidas

 

 

 

 

História Divertida

 
 
 
 
 
 
 
 

e-mapps - Mapa

Interactivo da Europa

podes aceder aos vários países
da Europa e a um conjunto variado
de jogos sobre os países da Europa.
 

Actividades de História

Conheces a História de Portugal?
responde às questões

 

Galeria de imagens

para trabalhos de História

 

 

 

  

ESTUDA AQUI DE TUDO

 

 

 

 

 

 DESEMBARQUE ALIADO

NA NORMANDIA

 

 

 

Editorial nº13

 

  

  Consulta...vais gostar...

    

 Euro Docs

 

 

  MOTORES

 BUSCAS

SAPO

tumba

ALTAVISTA

INDEKS

DESPORTO

FCP

SLB

SCP

  

 Nascimento do Blog

Nascimento do Blog 
23 de Outubro de 2006